Liliane Pereira

Olhares

O mês de setembro também é um mês que busca celebrar a inclusão social de pessoas com deficiência. Essa celebração em nada tem a ver com visibilizar a deficiência do outro. Antes e acima de tudo é uma luta pelos direitos da pessoa com deficiência.

Inclusão

É a capacidade que a sociedade precisa ter, desenvolver, respeitar e prover todas as necessidades das pessoas, atentas à equidade de modo a acolher as diferenças inerentes e cada ser humano e, a partir das diferenças, construir uma sociedade mais justa e mais fraterna.

Pensando nisso

A cidade foi sede da Primeira Maratona de Santa Maria, e acompanhamos as notícias, os rostos felizes e a alegria dos participantes dessa “competição”, que também veio para ficar. É sabido que o esporte e o lazer, além de serem saudáveis, têm uma percepção inclusiva.
Parabéns aos organizadores.

E mais

A Universidade Federal de Santa Maria, aberta às realidades que a rodeia, retoma o festival paraolímpico e lá terá quatro modalidades: vôlei sentado, basquete em cadeiras de rodas, atletismo e bocha adaptada (foto). E como um bom espaço inclusivo, as pessoas que se consideram sem deficiência também podem participar.

Portanto

A mobilidade urbana, a acessibilidade, a capacidade de acolhimento e o conceito de beleza arquitetam a vida e os ambientes que nos rodeiam.
Por isso, a acessibilidade, a inclusão e o cuidado são partes indispensáveis na sociabilidade das pessoas.


Sentidos

São os nossos sentidos que nos posicionam no mundo, eles nos permitem sentir odor, calor, paladar, ouvir, ver e tocar. Todos esses sentidos levam-nos a ter uma relação com o cosmos, com a sociedade e com o transcendente. Que bom seria revisitar nossos sentidos e nos interrogar qual é minha porta de entrada na sociedade.

Então veja... sinta

Permita-se olhar as pessoas à sua volta como o que elas são, seres humanos cada vez mais íntegros, fraternos, sociáveis e um outro tu... Permita-se olhar para os lados e perceber que aqueles que nos rodeiam estão sempre em busca de crescimento e que todos somos falíveis na nossa intereza.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Liliane Pereira

POR

Liliane Pereira

Prêmio em saúde Anterior

Prêmio em saúde

Setembro Amarelo Próximo

Setembro Amarelo